BROCAS

 

Brocas de madeira - são pequenos coleópteros (besouros) xilófagos com hábitos isolados, que perfuram peças de madeira para realizar a postura de ovos. Na maioria das vezes, causam destruição moderada nos objetos do homem. Em algumas situações, podem ocorrer sérios comprometimentos nas estruturas infestadas, principalmente quando a infestação ocorre em edificações de importância histórica. Sua presença no ambiente pode ser facilmente identificada com a observação de pequenas perfurações na madeira infestada ou pela visualização de um pó muito fino, semelhante ao talco, localizado geralmente, na base da peça infestada, Esse pó é produzido pela raspagem que a forma adulta realiza para sair do seu abrigo. As espécies mais frequentes no ambiente urbano são: Anobium punctatum e Lyctus planicollis.

 

 

Brocas que atacam madeira seca

   

    Dos ovos, eclodem as larvas que irão se alimentar daquele substrato até atingirem o estágio de pupa quando, então, se transformaram em adultos. A fase larval é a mais longa da vida do inseto e aprincipal responsável pelos danos causados à madeira.

   Uma vez transformados em adulto, e essa transformação dá-se, normalmente, próximo à superfície, os insetos perfuram a madeira e saem para o meio externo. Fora da madeira, machos e fêmeas se encontram acasalam, e as fêmeas voltam a depositar seus ovos, ou na mesma madeira, ou em outra.

    A madeira é fonte de alimento para maioria das brocas, sobretudo o amido contido nesse substrato. Além da quantidade e qualidade dos nutrientes presentes na madeira, o desenvolvimento desses insetos é também influenciado por outros fatores, dentre os quais, principalmente, a temperatura e a umidade, em maior ou menor grau dependendo da espécie.

   A madeira seca apresentando teores de umidade abaixo de 30%, é acondição da maioria das madeiras em uso pelo homem. Insetos da família ANOBIIDAE, LYCTIDAE E CERAMBYCIDAE  são as principais brocas que atacam a madeira nessas condições.

como prevenir

 

Preferir a utilização de madeiras naturalmente inatacáveis por cupins, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaíba, orelha de moça, roxinho e maçaranduba;Colocar telas com malha de 1,6 mm em portas, janelas, basculantes e outras aberturas para evitar a entrada de cupins, durante as revoadas nupciais;Evitar estocagem inadequada de madeiras e seus derivados em locais úmidos;Vistoriar periodicamente, rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer início de infestação, facilitando o controle;Retirar o madeiramento de obras imediatamente após o seu término, a fim de evitar possíveis infestações no imóvel;Retirar e destruir madeiras infestadas, preferencialmente queimando-as em lugares adequados.Usar, sempre que possível, estantes metálicas em bibliotecas e arquivos;Consertar vazamentos da rede hidráulica, evitando que o local fique vulnerável à ação dos cupins.

 

Positividade

Positividade

zelamos por sua saúde e bem estar

Paz

Paz

Proporcionamos aos nossos clientes um ambiente tranquilo e livre de inconvenientes.

Igualdade

Igualdade

Tratamos nossos clientes com cordialidade, atenção e profissionalismo, temos sempre como meta atender e satisfazer suas espectativas.

Harmonia

Harmonia

Proporcionamos aos nossos clientes um ambiente saudável, livre de insetos e roedores nocivos à saúde de sua família, funcionários, clientes e empreendimento.