FORMIGAS

As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetos eusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera. As formigas estão incluídas em uma única família, Formicidae, com 12.585 espécies descritas até 2 de setembro de 2010, distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares. As formigas são o gênero animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre.

 

As formigas são um importante grupo de insetos sociais que habitam todas as regiões geográficas e os mais variados ambientes humanos, possuindo grande importância ecológica na decomposição de diferentes susbtâncias orgânicas de origem vegetal ou animal. No ambiente urbano causam sérias perdas econômicas, danificando cabos telefônicos e equipamentos eletro-eletrônicos. Apesar de não serem repugnantes, possuem um potencial de contaminação semelhante às baratas, pois também são condutoras mecânicas de agentes patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Poucos ambientes urbanos estão livres destes insetos e sua importância à saúde é proporcional à sensibilidade do local infestado. Nos hospitais, por exemplo, são grandes os riscos de infecções devido ao livre contato com ferimentos, secreções, dejetos, lixo, equipamentos, utensílios, soro fisiológico e pacientes. Algumas espécies urbanas, como a formiga lava-pés ou formigas de fogo (Solenopsis sp), vivem em áreas abertas, gramados, campos de futebol e jardins. A formiga faraó (Monomorium pharaonis), convive domesticamente com o homem e apresenta grande importância médica. De uma maneira geral, as formigas urbanas abrigam-se em frestas e fendas localizadas em locais secos ou úmidos dos ambientes domésticos, alimentando-se de carnes, óleos, sucos vegetais, substâncias açucaradas, ovos e bolos. Vale destacar outras espécies que expressam a riqueza desta fauna urbana, tais como: Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma); Paratrechina longicornis (formiga louca); Camponotus spp(formiga carpinteira); Wasmannia auropunctata (formiga de fogo); Pheidole spp (formiga cabeçuda) e Crematogaster spp (formiga acrobática).

DESENVOLVIMENTO:

 

As pequenas formigas desenvolvem-se por metamorfoses completas, passando por um estado larvar equivalente à lagarta dos outros insectos e pelo estado de pupa. A larva não tem pernas e é alimentada pelas obreiras por um processo chamado trofalaxia, no qual a obreira regurgita alimentos por ela ingeridos e digeridos. Os adultos também distribuem alimento entre si por este processo. As larvas e pupas precisam de temperatura constante para se desenvolverem e, por isso, são transferidas para câmaras diferentes, de acordo com o seu estágio de desenvolvimento.A diferenciação em castas é determinada pelo tipo de alimento que recebem nos diferentes estados larvares e as mudanças morfológicas que caracterizam cada casta aparecem abruptamente.

ALIMENTAÇÃO DAS FORMIGAS:

   As formigas têm sucesso em uma grande quantidade de ambientes, pois podem utilizar-se de uma grande variedade de alimentos. Elas frequentemente se alimentam de diversos produtos, a fim de aproveitar os recursos disponíveis no ambiente que vivem. Se utilizam de uma grande variedade de plantas e matérias animais, mais muitas espécies mostram preferência por alimentos ricos em açucar, carboidratos, óleos e proteínas. Algumas espécies são predadoras eficientes de outros insetos e aranhas, e mais de 30% da dieta das formigas é oriunda de artrópodos (são um filo de animais invertebrados).

 

TIPOS DE FORMIGAS:

    Há uma grande diversidade de formigas e dos seus comportamentos:As formigas-correição, da América do Sul e da África, não constroem formigueiros permanentes e alternam entre uma vida nômade e a organização de abrigos temporários formados pelos corpos das obreiras. As sociedades reproduzem-se, quer por vôos nupciais, quer por divisão do grupo, em que um grupo de obreiras se separa e cava um ninho para criar novas rainhas. Os membros de cada grupo distinguem-se pelo olfacto e normalmente atacam outros intrusos. Algumas formigas atacam outros formigueiros, roubam as pupas e criam-nas como obreiras. Algumas espécies, como a formiga da Amazónia (por exemplo, Polyergus rufescens), tornaram-se totalmente dependentes destas obreiras, ao ponto de, sem eles, serem incapazes de se alimentar.​ 

 

CARACTERÍSTICAS DAS FORMIGAS URBANAS:

    As diferentes espécies de formigas que se associam ao ambiente urbano compartilham características em comum.

São elas:

  • Migram com facilidade.

  • As espécies são unicoloniais, isto é, são caracterizadas pela ausência de comportamento agressivo entre indivíduos de diferentes ninhos que ocorrem em uma área. Esta ausência de agressividade permite o trânsito de indivíduos, da mesma espécie, de uma colônia para outra.

  • Forte agressividade interespecífica.

  • Poliginia

  • Tamanho pequeno e geralmente monomórfica.

  • reprodução por fragmentação da colônia, isto é, a perda de vôo nupcial, ocorrendo cópula no ninho. A colônia então se fragmenta, onde operárias partem com rainhas fecundadas e cria para novos locais constituindo uma nova colônia.

  • Rainhas com longevidade curta, esta característica não parece vantajosa, porém é compensada pela grande quantidade de rainhas produzias pelas operárias através do tipo de alimento fornecido.

 

 

como prevenir

 

  • Acondicionar restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados;

  • Vedar frestas de pisos, azulejos, portais e de outros locais que ofereçam condições de abrigo para as formigas;

  • Não acumular madeira em locais úmidos;

  • Investigar a presença de formigueiros em vasos de plantas e jardineiras.

  • Eliminar o hábito de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo assim os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc.

 

 

 

Positividade

Positividade

zelamos por sua saúde e bem estar

Paz

Paz

Proporcionamos aos nossos clientes um ambiente tranquilo e livre de inconvenientes.

Igualdade

Igualdade

Tratamos nossos clientes com cordialidade, atenção e profissionalismo, temos sempre como meta atender e satisfazer suas espectativas.

Harmonia

Harmonia

Proporcionamos aos nossos clientes um ambiente saudável, livre de insetos e roedores nocivos à saúde de sua família, funcionários, clientes e empreendimento.