RATOS

São mais de 3.000 espécies, espalhadas por todo o mundo. A palavra "rato" é aplicada a apenas uma parte dos roedores. De todas as espécies de roedores, apenas três espécies têm grande importância para o ser humano como pragas: a ratazana (Rattus novergicus), o rato-de-telhado (Rattus rattus) e o camundongo (Mus musculus). Duas delas, ou até mesmo as três espécies, podem estar presentes num mesmo local, mas isso não é comum. Geralmente, cada uma delas ocorre numa área.

 

 Doenças transmitidas ao homem : leptospirose, salmonelose, hantavirose, peste, além de sarna e micoses.

Ratazana​:

    A ratazana é um rato escavador que vive em tocas perfuradas na terra ou em locais protegidos junto a muros ou estruturas de concreto. Vive em colônias de vários indivíduos e, em geral, animais de uma colônia não aceitam os de outras. Dentro de prédios, vivem em vãos de paredes, no chão ou em pilhas de materiais. Vivem em média 2 anos. A fêmea pode dar ninhadas de oito a doze filhotes.

Seu hábito alimentar é onívoro, se alimentando tanto de carne como vegetais, tem preferência por cereais, peixe, carne e lixo.

Rato de telhado (rato-preto):​

​O rato-preto é encontrado sempre em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas. Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com o material que encontrar. Os ninhos são geralmente acima do solo nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias.Sua gestação é de 21 dias, e a fêmea fica grávida novamente no mesmo dia que nasce a primeira ninhada. Os filhotes que nascem são desmamados após três semanas, e sua maturidade sexual, fase em que já atingiu todo seu desenvolvimento, é observada aos três meses de idade.Em áreas urbanas este rato possui hábitos noturnos. Mede cerca de 40 cm, possuindo cauda maior que o comprimento da cabeça e corpo, orelhas longas quase sem pêlos e pés sem membranas interdigitais. As suas fezes são afiladas e são visiveis nas zonas onde habita. A sua alimentação diária é baseada em cerca de 15 a 30 g de legumes, frutas, cereais, raízes e pequenos insetos. Também consomem cerca de 15 a 30 ml de água por dia.

Mus musculus ( camundongo)

 

Tem cerca de 8 cm de comprimento, pelagem macia, branca ou cinza-acastanhada, mais clara nas partes inferiores, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa.

O camundongo se caracteriza por ser uma espécie cosmopolita adaptada a uma grande variedade de condições ambientais. É um animal de hábitos noturnos que se acomoda em qualquer local de tamanho apropriado às suas necessidades. O olfato é altamente desenvolvido sendo utilizado não somente para detectar alimento e predadores mas também para determinar vários sinais de comportamento. A visão é pobre: não distingue cores, uma vez que sua retina apresenta poucos cones.

O comportamento social depende da densidade populacional sendo que esses animais podem viver bem adaptados tanto solitariamente quanto em grandes colônias com padrões de hierarquia muito bem estabelecidos.

Vive em torno de um a 2 anos, sua gestação dura  de 19 a 21 dias, tem 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano), atinge  maturidade sexual:  30 a 45 dias de nascimento, periodo de gestação: de 19 a 21 dias, Herbívoro / Onivoro .

Procedimentos

 

A Infestação por roedores urbanos está associada principalmente à disponibilidade de alimentos e condições de abrigo. As ações de controle somente alcançarão o sucesso desejado com a adoção de medidas de natureza preventiva e corretiva.

O primeiro passo pra iniciarmos a desratização consiste na identificação da espécie de roedor urbano que infesta o local e, se possível,  uma avaliação quantitativa referente a população estabelecida no local, feito isto é  informando ao cliente o cenário de infestação,  sendo a mesma classificada como baixa, média ou alta. A determinação do nível da infestação irá auxiliar no dimensionamento do controle que será realizado.

O controle químico consiste na utilização de substâncias anticoagulantes, incorporadas a iscas que são oferecidas em locais de trânsito ou de abrigo dos roedores. Os raticidas anticoagulantes são apresentados na forma de pó de contato, iscas granuladas, bastante atrativas e blocos parafinados.

 As iscas quando necessário será colocada em porta-iscas para proteção das intempéries e minimização de riscos de acidentes com pessoas e animais. O monitoramento dos porta-iscas ocorrerá em intervalos regulares de 7 a 15 dias, enquanto forem observadas evidências de roedores.

 

 

Como prevenir

 

  • Limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais de refeições e preparo de alimentos.

  •  Recolher os restos alimentares em recipientes adequados, preferencialmente, sacos plásticos, que deverão ser fechados e recolhidos pelo serviço de coleta urbana.

  •  Colocar sacos, fardos e caixas sobre estrados com altura mínima de 40 cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma inspeção em todos os lados.

  • Não acumular objetos inúteis ou em desuso.

  • Não utilizar terrenos baldios ou outras áreas a céu aberto para vazamento de lixo.

  • Manter ralos e tampas de bueiros firmemente encaixados.

  • Remover e não permitir que sejam feitos amontoados de restos de construções, lixo, galhos, troncos ou pedras.

  • Vistoriar carga e descarga de mercadorias para evitar o transporte passivo de camundongos.

  • Manter armários e depósitos arrumados, sem objetos amontoados.

  • Buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada.

  • Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso de roedores.

  • Eliminar ou proteger as fontes de água: fossos, valas, poças estagnadas, poços, caixas d`água e outros reservatórios.

  • Colocar telas removíveis em aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.

  • Manter a área externa das edificações limpa, sem entulhos ou materiais empilhados (madeiras, canos, telhas).

  • Cortar o mato e aparar a grama e podar galhos de árvores que se projetem sobre a construção.

 

 

Medidas de segurança para Desratização : 

 

 

  • Evitar que crianças e animais domésticos tenham contato com os raticidas; Informar ao médico ou veterinário que o raticida é anticoagulante e seu antídoto é a Vitamina K1, caso haja ingestão do mesmo por crianças ou animais

  • Evitar que moradores desloquem as iscas.

 

Positividade

Positividade

zelamos por sua saúde e bem estar

Paz

Paz

Proporcionamos aos nossos clientes um ambiente tranquilo e livre de inconvenientes.

Igualdade

Igualdade

Tratamos nossos clientes com cordialidade, atenção e profissionalismo, temos sempre como meta atender e satisfazer suas espectativas.

Harmonia

Harmonia

Proporcionamos aos nossos clientes um ambiente saudável, livre de insetos e roedores nocivos à saúde de sua família, funcionários, clientes e empreendimento.